6. A SAJA
A História do Grupo Escoteiro Jabuti
Havia um velho sonho, do tipo que todo mundo sonha. Um não, dois velhos sonhos. Um deles referia-se a possuir uma “casa” própria, da qual não seríamos mais despejados, e o outro,o de ter um patrocinador que facilitasse a captação de recursos.
No final da gestão do chefe Raul, ganhou força a velha idéia de construir-se uma sede nas dependências do quartel. Para tanto, era necessário ter pessoas responsáveis para agilizar o processo. Em 22 de fevereiro de 1997, durante o Conselho de Pais, foi eleita uma Comissão do Projeto Sede Própria G.E. Jabuti, contando com os seguintes colaboradores:
- Bento Cerqueira Cesar
- Carmen Lemos
- Célia Katz
- Elvia Cerqueira Cesar
- Jesus Loureiro
- Maria de Lourdes Loureiro
- Maria Martha Scott
- Nancy Teixeira
- Otávio Afonso
- Raul Chedde
- Wallace Scott Jr.
- Willian Katz
A Comissão vinha reunindo-se, regularmente, para as tomadas de decisões sobre a construção da sede. Então, surgiu novamente a antiga e já conhecida frase dos que freqüentavam, há muito tempo, as reuniões do grupo:
- “O Jabuti bem que podia ter um patrocinador. Alguém podia fundar uma Associação de apoio ao grupo”
Alguém? Quem? Na verdade, desde a muito tempo o chefe Wallace vinha insistindo para que o G.E. fosse adotado por um grupo de amigos. Um grupo de amigos? Quem seriam os amigos do Jabuti? Bom, quando nos fizemos essa pergunta – Quem são os amigos do Jabuti ? – tomamos consciência que nós mesmos éramos esses amigos. Foi então que, numa reunião na casa do chefe Wallace – presidente de grupo em exercício – , ganhou corpo a idéia de (nós mesmo) fundarmos uma sociedade que promovesse eventos para subsidiar nossas atividades.
Em 9 de Abril de 1997, foi fundada a “Sociedade de Amigos do Jabuti”, carinhosamente apelidada de SAJA, tendo como membros fundadores:
- Carmen Lemos
- Célia Katz
- Cláudio Garcia
- Denise Henriques
- Elvia Cerqueira Cesar
- Jesus Loureiro
- Maria de Lourdes Loureiro
- Maria Martha Scott
- Marina Petroff Garcia
- Nancy Teixeira
- Otávio Afonso
- Wallace Scott Jr.
- Wallace Henriques
- Willian Katz
Esse grupo de amigos decidiu assumir a fundação e os primeiros passos da SAJA, em caráter provisório, tendo sido agendado convocação de um Conselho de Pais, no prazo de 6 meses, para que se elegesse a nova diretoria da sociedade, composta por membros da comunidade, também amigos do Jabuti.
Durante esse tempo, foram tomadas providencias para a regulamentação e legalização da SAJA, além da organização de diversos departamentos: SAJAfood, SAJAnews, SAJAprint, SAJAshop, SAJAsing, SAJAtour, SAJAwear, responsáveis pela campanhas e eventos provedores do G.E..
Uma vez realizados os primeiros passos para sua fundação, foi convocada uma reunião para outubro do mesmo ano.
*Dados pesquisados nas atas de reunião da Comissão de Sede Própria
6. A SAJA,