108SP GRUPO ESCOTEIRO JABUTI | Escoteiros do Brasil | São Paulo

GRUPO ESCOTEIRO JABUTI | Escoteiros do Brasil | São Paulo

A HISTÓRIA DE MOWGLI

Resumo

Era uma vez, nos confins da Índia, um enorme tigre que uivava pela Jângal em procura de alimento. O acaso o levou a um lugar onde um lenhador e sua família estavam acampados; pensou que seria uma sorte grande pegar um homem adormecido, ou melhor, uma criança rechonchuda para o seu jantar.

mowgli

Apesar de ser um animal grande e forte não era muito corajoso e, por isso, receava encontrar-se num campo aberto com algum homem armado.

Assim, rastejou bem próximo à fogueira do acampamento, mas sem tirar os olhos de sua presa; avançando de gatinhas, não olhou cuidadosamente para o lugar em que estava pondo a sua pata e pisou sobre algumas brasas.

A dor fez-lhe dar tal urro que despertou os acampadores e o obrigou a bater em retirada, capengando e faminto.

Uma criancinha correu mato adentro para se esconder e ali encontrou um grande Lobo cinzento. Porém o Lobo animal bom e bravo, vendo que a criancinha não lhe tinha o menor receio, abocanhou-a cuidadosamente, como um cão faz com os filhotes, e levou-a para a sua caverna situada nas proximidades.

mowgli4

Lá, a Mãe Loba tomou a criança sob seus cuidados e concedeu-lhe lugar no meio de sua família de Lobinhos.

Pouco tempo depois, Tabaqui, o chacal, aproximou-se do tigre, cujo nome era Shere Khan e disse-lhe: – “Senhor Tigre, eu sei para onde foi aquele menino. Se quiser matá-lo, bem poderia o Senhor dar-me um bom pedaço para eu comer, como recompensa por lhe ter indicado onde encontrá-lo. Está naquela pequena caverna sob o rochedo”.

O chacal é um bicho sórdido e desprezível que deixa aos outros animais os trabalhos de perseguir e abater a caça, enquanto ele fica vadiando por perto, pegando as sobras.

Shere Khan dirigiu-se, então para a entrada da caverna e meteu a cabeça, porém, porque a abertura era pequena demais, não pode passar o corpo. O Lobo cinzento que estava lá dentro, percebendo isto, desafiou-o, dizendo que fosse embora caçar e não tentasse roubar o que ou outros tinham capturado; disse ainda que não violasse a Lei da Jângal, que proíbe terminantemente, a qualquer animal, a morte dos seres humanos, pois isto causaria a vinda de maior numero de homens ao lugar para caçarem o assassino, trazendo transtornos para todos os animais daquela Jângal.

Shere Khan, rugindo de cólera, procurou amedrontar o Lobo, fazendo-lhe terríveis ameaças, quando a Mãe Loba, repentinamente, resolveu intervir na discussão, aconselhando-o a seguir seu caminho e cuidar dos seus negócios; que ela iria cuidar do menino e que este algum dia, crescendo, mataria Shere Khan, se ele não tomasse cuidado.

Deste modo, o menino ficou com os Lobos e cresceu com eles como um da mesma família. Os Lobos o apelidaram Mowgli e lhe ensinaram todos os truques da Jângal, o modo de correr, procurar caça e apanha-la.

Foi assim que se tornou forte e corajoso. Os Lobos levaram-no a tomar parte nas reuniões do Conselho da Alcatéia de todos os Lobos que era realizada junto a uma certa rocha.

mowgli3

Como Lobinho ele tinha muito a aprender.

As primeiras lições são para fazê-lo rápido e ativo. Para isso, permitem-lhe caçar gafanhotos – saltar e abocanhar, ou correr ziguezagueando e deitar as garras sobre a sua presa. Nessa época não lhe dão quaisquer alimentos, demonstrando-lhe, assim, que se quiser comer, deve ir caçar para si mesmo.

O Lobinho tenta seus botes e rápidas investidas com os pássaros, mas sem demora se convence que estes não valem a pena. Para matar a caça, é preciso rastejar, agachar-se, tocaiar e ficar a espera. Se não aprender muito bem toda essa técnica, morrerá de fome. Seu jantar depende única mente de si.

O mesmo acontece com o menino que deseja ser Lobinho. Antes de tudo, ele deve aprender com os Lobinhos mais velhos, que queiram lhe ensinar, todos os deveres e artimanhas do Escotismo.

Deve se tornar ativo e forte pelos jogos e exercícios. Deve também abrir o seu próprio caminho na vida; porém os jogos, para isto, não são suficientes. Se desejar obter sucesso, deve avançar cuidadosamente, aprendendo tudo que for útil, tudo que possa ajuda-lo em qualquer profissão que venha a seguir. Seu sucesso dependera de si mesmo, e não de seus pais e mestres.

mowgli2

Portanto, tome a resolução de ser como o verdadeiro Lobinho, e conquiste o sucesso com seus próprios esforços. Mais tarde, quando ele for um Lobinho aprenderá o que deve fazer, como adulto, para vencer na vida.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 8.2/10 (79 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +23 (from 35 votes)
A HISTÓRIA DE MOWGLI, 8.2 out of 10 based on 79 ratings