A CARTA PIONEIRA DO CLÃ WW
A Carta Pioneira do Clã William Wallace
*atualizado em 12/01/2011* | download da Carta Pioneira
I. PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
1. CONSCIÊNCIA:
Faculdade de estabelecer julgamentos morais dos atos realizados; conhecimento imediato das suas próprias
atividades psíquicas; cuidado com que se executa um trabalho, se cumpre um dever; senso de responsabilidade.
2. EQUIPE:
Grupo no qual todos colaboram e que há um sentimento de fraternidade.
3. EFICIÊNCIA:
Ação, força e/ou virtude de produzir o efeito desejado e que dá bom resultado.
4. PERCEPÇÃO:
Ato, efeito e/ou faculdade de formar uma idéia própria; abranger com inteligência; compreender e poder enxergar ao longe.
5. JUSTIÇA:
Virtude de dar a cada um aquilo que é seu por direito através do julgamento com a melhor consciência.
6. HUMILDADE:
Respeitar o próximo nas suas diferenças.
7. PERSISTÊNCIA:
Qualidade ou ato de lutar por um objetivo até o limite.
8. AUTONOMIA:
Faculdade de governar-se por si mesmo; direito ou faculdade de se reger por leis próprias; liberdade e independência moral e intelectual.
II. NORMAS GERAIS
1. AUTO DEFINIÇÃO DO CLÃ:
O Ramo Pioneiro segue a definição da regra XXX do POR.
1.1 Objetivos do Clã Willaim Wallace:
Tendo como princípio as virtudes pioneiras (fraternidade, lealdade, altruísmo, verdade, pureza, igualdade, consciência, eficiência, felicidade e perfeição), pretendemos desenvolver tais virtudes em cada pioneiro para que haja o desenvolvimento e crescimento do clã junto ao grupo escoteiro.
2. CARTA PIONEIRA:
Esta carta somente poderá ser alterada em épocas de eleições da COMAD. Para tanto deverão estar presentes 50% + 1 dos membros do Clã, devidamente registrados na UEB e deve constar em ata o motivo da alteração da mesma.
§ Único: O Dia da Carta Pioneira: Celebra-se na semana em que a carta foi oficializada no XX Acampamento Anual de Grupo – 23/05/2008.
3. CERIMÔNIAS:
As cerimônias do Clã são especificadas no “Livro de Tradições”. As alterações de cerimônias poderão ser feitas com a Comissão Administrativa de acordo.
4. SÍMBOLOS:
4.1 Bandeira:
Cor vermelha do fundo representa a cor símbolo do ramo; a Forquilha tem o “V” de vitória, o fim de uma etapa e início de uma nova fase de escolhas; a Flor de Lis significa que estamos introduzidos no Movimento Escoteiro; e o Dragão Branco representa a pureza e paz de espírito.
4.2 Távola Redonda:
Baseada na lendária távola redonda do rei Arthur, onde os cavaleiros se reuniam para tomar decisões, no qual não havia uma hierarquia (todos eram iguais perante à távola.
É um círculo de madeira, com todas as virtudes pioneiras descritas na mesma proporção de espaço.
4.3 Forquilha:
Apenas os membros investidos podem utilizá-la e cada um possui o seu; a descrição é a mesma da forquilha da bandeira.
4.4 Estandarte:
Identificação do Clã com seus símbolos e virtudes.
5. GRITO DO CLÃ:
Criado em agosto de 1999.
Grito: Loyalty! Freedom! We’re the rover whit honour!
Tradução: Lealdade! Liberdade! Somos pioneiros com honra!
6. MEMBROS:
6.1 Admissão:
A admissão será de acordo com a regra 113 do POR de Pioneiros, e deverá ser aceito e convidado pela maioria do Conselho do Clã, através de votação aberta.
1º Caso: se vier do Ramo Sênior passará pela cerimônia de passagem e de recepção.
2º Caso: se estiver ingressando no movimento escoteiro passará somente pela cerimônia de recepção.
6.2 Exclusão:
A exclusão se dará caso o(a) pioneiro(a) tenha comportamentos indignos para com em relação aos princípios escoteiros e/ou em desrespeito à Carta Pioneira. A exclusão se dará por deliberação da Comissão Administrativa e será aceita caso, pelo menos 4/5 dos membros investidos, estiver de acordo, sendo assegurado ao pioneiro ao direito de defesa, podendo ocorrer deferência do caso.
III. REGRAS
1. ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO CLÃ:
1.1 Conselho do Clã (CONSCLÃ):
É formado por todos os membros do Clã. Será convocado para a assembléia pelo Presidente; ou, em sua ausência, pelo secretário; ou ainda pela solicitação de, pelo menos 1/3, dos membros do Clã.
Funções:
• Eleger toda a comissão administrativa, semestralmente, na última reunião do semestre;
• Cassar os mandatos se houver motivos significados significativos e aprovação de 2/3 dos membros do Clã;
• Deliberar sobre os problemas ou assuntos de interesses do Clã e/ou da Carta Pioneira.
É coordenado por quem o convocou, ou por um escolhido pela maioria. As votações serão abertas e, se necessário, justificadas em ata.
1.2 Comissão Administrativa (COMAD):
É composta pelo: Presidente, Secretário, Guardião de Tradições e Tesoureiros.
Funções:
• Elaborar a programação geral do Clã e implantá-la;
• Aprovar juntos com os Mestres e Padrinhos a Investidura Pioneira.
1.2.1 Presidente:
Deve ser um(a) Pioneiro(a) investido(a), que tenha infinidades com os membros do Clã, que se responsabilize pelos atos de sua gestão, e será o elo ligação do Clã WW com o grupo e com o(s) Mestre(s) pioneiros.
1.2.2 Secretário:
É responsável pelas atas das reuniões; pela organização das reuniões; votações e convocações dos membros; pela organização manutenção do caderno de atividades e documentos específicos do Clã e substitui o presidente em sua ausência.
1.2.3 Guardião das Tradições:
Deve cultivar as tradições do Clã WW, guardar o “Livro de Tradições” e o material de cerimônias, sendo pré-requisito, sempre que possível o presidente e o Guardião de Tradições serem investidos.
1.2.4 Tesoureiro:
É responsável pelo livro caixa, pelo recebimento de eventuais contribuições ou rendas, pela cobrança das taxas dos membros para atividades, apresentar para o Clã o livro caixa e um relatório semestralmente.
1.3 COMISSÃO DE EVENTOS E ATIVIDADES (CEA):
São cargos criados pelo Clã para melhor funcionamento e organização do mesmo.
1.3.1 Comunicação
É responsável pela comunicação interna e externa do Clã.
§Primeiro: os cargos da CEA são extra oficiais, assim não há a necessidade do(a) Pioneiro(a) ser investido(a).
§ Segundo: Podem ser criados novos cargos de acordo com a necessidade do Clã e aprovação da COMAD através da votação simples e aberta. Poderá somente ser incluídos à carta semestralmente, os membros eleitos poderão assumir no momento de sua criação e devem constar em ata as informações sobre o cargo.
2. REUNIÕES:
2.1. Programações:
2.1.1 Geral:
Na primeira reunião do semestre organizam-se as principais atividades, levando em consideração a programação do GEJ, do Polo e da UEB, estabelecendo-se os dias de acampamento, atividades do pólo, festas do GEJ, atividades comunitárias pré-existentes e outros.
Na primeira reunião em sede organizam-se as atividades do mês e/ou do semestre caso haja algum evento planejado.
Nas demais atividades do mês serão desenvolvidas etapas, serviços no GEJ e atividades comunitárias, sociais, ambientais e culturais.
§ Único: as atividades externas devem ser comunicadas com, pelo menos, 15 dias de antecedência, sempre que possível.
2.2 Freqüência:
Para participar de atividades externas é necessário 75% de presença no semestre.Para atividades em sede será tolerado uma falta sem aviso. No caso de haver mais de uma falta sem o conhecimento do clã o(a) pioneiro(a) estiver exercendo um cargo na COMAD será automaticamente cassado.Se a justificativa for cálida há o abono da falta, a validade ou não fica na decisão da COMAD.
3. VOTAÇÕES:
3.1 Votação Aberta:
Os integrantes indicam com o polegar se estão de acordo, se não estão ou se abstém. Será aceita a opção que obtiver maior número de votos. Se houver mais de 50% de abstinência deve-se propor uma alternativa; e caso haja empate o voto de minerva é do presidente.
3.2 Votação Simples:
Vence a alternativa que tiver 50% dos votos mais um.
3.3 Eleição:
3.3.1 Da Comissão Administrativa:
O cargo é válido por seis meses, as eleições ocorrem preferencialmente na primeira atividade do semestre, tendo por base a votação de todo clã. Só os pioneiros investidos podem se candidatar, salvo o caso de haver menos de cinco pioneiros investidos no clã. Se não houver candidatos suficientes para os cargos, a COMAD pode indicar um(a) pioneiro(a) de sua preferência, tendo ele(a) o direito de aceitar ou não o convite. O clã participa da eleição da COMAD e a votação é aberta.
3.3.2 Da Comissão de eventos e atividades (CEA)
O cargo é válido por seis meses, as eleições ocorrem preferencialmente na primeira atividade do semestre. Os interessados devem apresentar sua chapa e a votação será aberta. Pode haver também indicação por parte da COMAD.
4. TAXAS:
A taxa é determinada pela COMAD e é cobrada semanalmente. As taxas de atividades de atividades externas e acampamentos serão cobrados e recebidos antes da ocasião e estarão sob responsabilidade do tesoureiro.
5. CASOS OMISSOS:
Todos os casos omissos serão resolvidos pela COMAD que decidirá se será resolvido somente pela COMAD ou juntamente com o mestre.