A HISTÓRIA DA TSJ
A Tropa Sênior nasceu junto com o Grupo Escoteiro Jabuti, em novembro de 1988, porém, seu nome surgiu somente no 3° acampamento, realizado na Academia Militar do Barro Branco, zona norte de São Paulo, em 1989.
Durante este acampamento, a Tropa superou o desafio: Escalar o Pico do Jaraguá. Devido a esta atividade, a Tropa adotou o nome Jaraguá.
Nessa época a TSJ contava com 3 seniores, Rodrigo Garcia Perna (Ozs), Carlos Renato Roquette Ferreira (Nanati) e Gustavo “Tadao” Okida.
Apesar da tropa ser pequena, todos os seus elementos apresentavam um grande espírito escoteiro sendo todos Escoteiros Lis de Ouro.
Formação original da TSJ junto com a Tropa Guia, 1989. Nanati, Ozs, Sess, Nanda, Fabiana, Papaya, Juliana, Tadao, Chefe Sunao, Simone, Chefe Midory.
O chefe da tropa era Fernando Lara Roquette, tendo como assistente o chefe Sunao Sato. No início do ano de 1989, juntou-se a chefia da TSJ, Alexandre Tieppo e no mês de maio do mesmo ano houve a primeira passagem de um escoteiro para a tropa.
O escoteiro Sergey Nakae Sato (Sess), até então monitor da patrulha Leão, veio se juntar à patrulha Falkland (primeira patrulha sênior). Logo após a sua passagem a patrulha Falkland foi extinta, surgindo a patrulha Quixeramobim, pois segundo o POR, o nome de uma patrulha sênior deveria ser de um acidente geográfico ou então uma tribo indígena.
Passagem do Sess para a TSJ. Chefe Fernando e Chefe Tieppo.
No final deste mesmo ano o chefe Fernando se afastou e o chefe Sunao assumiu a tropa.
Passagem do Sess para a TSJ. Chefe Sunao e Chefe Tieppo.
No ano seguinte, a TSJ participou do primeiro grande evento escoteiro, o ARP 90, realizado no então inacabado Parque do Peão Boiadeiro, em Barretos.
Logo após esse acampamento o monitor Ozs da patrulha Quixeramobim deixou a tropa e a TSJ abriu uma nova patrulha chamada Olympus.
O Nanati, então atual monitor da Quixeramobim foi ocupar a monitoria desta nova patrulha deixando a monitoria da Quixeramobim com o Sess.
A nova TSJ
No ano de 2001, as tropas sênior e guia (Iguaçú) se mesclaram. Devido a sua tradição a TSJ se manteve, bem como suas patrulhas, Quixeramobim e Kaingang.
A Patrulha da Tropa Guia Iguaçu, Suyá, também se juntou, formando então a nova Tropa Sênior Jaraguá. O Chefe Sunao permaneceu como chefe de tropa e a chefe Eni veio se juntar a chefia.
Formação da Nova TSJ, em 2001. Andrey, Danielzinho, Urso, Taiada, Azeitona, Gasper, JuKinha, Juliana, Maíra, Bel, Bárbara, Camila, Josi e Heitor.
A TSJ teve até hoje 9 patrulhas, Falkland, Quixeramobim, Olympus, Tupi, Airuoca, Aruaqui, Kaingang, Suyá e agora a Oriximiná. Recentemente a TSJ contou com 3 patrulhas, Quixeramobim, Kaingang e Oriximiná.
A HISTÓRIA DA TSJ,