108SP GRUPO ESCOTEIRO JABUTI | Escoteiros do Brasil | São Paulo

GRUPO ESCOTEIRO JABUTI | Escoteiros do Brasil | São Paulo

7. Nossa Querida Sede

Jabuti_Historia_03

A História do Grupo Escoteiro Jabuti

Há muito tempo, vivíamos sonhando em deixar de “carregar nossa casa nas costas” e fixar residência. Numa dessa reuniões de chefia que parece que nada vai ser resolvido, voltamos a sonhar com uma sede própria, da qual não fossemos despejados, nem invadidos pelas águas.

Demos a maior força para o Raul, então chefe de grupo, que procurou a administração do quartel, em meados 96, conseguindo a autorização para a construção.

Fizemos muitas e muitas campanhas. Até inventamos um sistema de incentivos aos jovens denominado JABULEAL.

Para cada projeto de arrecadação de verbas, os jovens recebiam um selo a ser colocado na sua ficha. Depois, a cada 5 selos, ganhavam lembranças do grupo.

Muitos projetos para a construção da sede ideal foram vistos e revistos e, após muitas discussões, foi aprovado, em reunião de chefia, a proposta de sede do chefe Wallace. Uma vez com o croquí, procuramos a arquiteta Rosana Mattei, um dos membros fundadores do grupo, para transformar o esboço em planta.

Para acompanhar as obras, contamos com a colaboração de pais ou parentes engenheiros, como nossos amigos: Otávio Afonso, Willian Katz e Irapuã Carreira, que dedicaram parte de sua vida profissional para realizar esta grande obra. Segundo nossos engenheiros, uma das maiores dificuldades, além da captação de recursos, foi equacionar as doações. Muito embora todos se envolvam com muito amor e carinho, doando coisas nunca dantes imaginadas, nem tudo pode ser aproveitado. Mas mesmo assim, fica aqui nossos muito obrigado pela colaboração e boa vontade.

Após meses de muito sacrifício, – lembrando que o escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades – estamos contentes por ver erguida nossa sede. Para marcarmos essa data, aqui vão alguns dados técnicos:

  • Área total construída: 120 m2
  • Tempo de Construção: 18 meses
  • Utilização do corredor lateral de 2 m de largura como uma área de circulação e proteção à secretaria;
  • Construção com vão livre interno para servir ou para reunião ou como local abrigado para atividade dos menores;
  • Pé direito elevado para futuro aproveitamento em mezanino;
  • Recursos técnicos utilizados como telhado de estrutura metálica evitando o uso de tesoura de madeira e ausência de colunas internas, favorecendo o vão livre;
  • Utilização de telhas translúcidas para trazer iluminação natural, minimizando a área de janelas,como também, portas de correr, o que favoreceu o ganho de espaço interno;

Para não deixar a lei escoteira de lado (escoteiro é econômico e respeita o bem alheio) colocamos lâmpadas de vapor de sódio que economizam muita energia, evitando o desperdício de recursos naturais e poupando o bolso do quartel.

Hoje, tem uma grande festança no Jabuti. Nos últimos 10 anos, passei parte de minha vida vinculada a história desse grupo, que aprendi a amar. Porém, o mais importante é que foi ao lado de todos esses amigos que construi a história de vida de meus próprios filhos.

Hoje, vamos inaugurar nossa sede, mais do que isso, estamos vendo a concretização de um sonho sonhado por 10 anos. Sonho que foi compartilhado por muitos companheiros, que nem se quer foram aqui citados. Amigos que ficarão, para sempre, impressos nos tijolos aqui erguidos, com verdadeira: fé, força e coragem!

Tem certos momentos que não precisamos dizer a ninguém o que sentimos, mas especialmente hoje, eu queria dizer a todos vocês – que entraram na minha vida de um modo tão especial – que a vivência escoteira valeu e vale a pena. Quisera eu poder carregar um pedacinho de cada um de vocês no meu coração. Posso me dizer uma pessoa privilegiada e muito feliz, porque levo comigo a amizade de todos vocês dentro do meu bornal. Muito obrigado pela nossa amizade.

Com um abraço fraterno e o meu SEMPRE ALERTA PARA SERVIR!
Chefe Carmen
São Paulo, 21 de Novembro de 1998

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 9.7/10 (3 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)
7. Nossa Querida Sede, 9.7 out of 10 based on 3 ratings