A partir dos 18 anos, e até os 21 incompletos, integramos o Ramo Pioneiro

Nossa equipe forma o clã, e é onde nos apoiamos e descobrimos interesses em comum. Levamos a sério nosso lema “Servir”, já que vivemos uma aventura que não é mais simbólica ou imaginária, pois experimentamos o papel real do adulto por meio do serviço e das atividades de desenvolvimento comunitário.

O cotidiano no clã nos dá bastante liberdade, mas já estamos cientes da responsabilidade que isso traz – somos nós que organizamos nossas próprias atividades. Esse é o período em que entramos na vida adulta, e estamos concluindo a formação de nossos valores e princípios.

Mesmo estando no clã, já podemos participar como adultos voluntários em outros Ramos atuar ativamente em nossas comunidades. Prestes a completar 21 anos, é chegada a hora de encerrar nossa caminhada como jovem no Movimento Escoteiro. A Cerimônia de Partida marca essa etapa, que pode ser seguida pela vida escoteira no papel de voluntário, como escotista ou dirigente.

O GRITO DO CLÃ PIONEIRO

O grito do Clã Pioneiro William Wallace foi criado pela Laura Ornellas (Batatinha) em 1996. Após ter realizado um intercâmbio estudantil nos Estados Unidos, a então guia Batatinha, no entusiasmo da língua resolveu criar um grito, que foi aprovado pelos pioneiros da época.

Loyalty!
Freedom!
We are the rovers with Honour!
Hoo! Hoo! Hoo!
Tutz! Tutz! Tutz! Tutz!

A PROMESSA DO PIONEIRO

Prometo pela minha honra, fazer o melhor possível para:
Cumprir com os meus deveres para com Deus e a minha Pátria;
Ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião e Obedecer a Lei Escoteira.

A LEI DO PIONEIRO

1- O Escoteiro é honrado e digno de confiança .
2- O Escoteiro é leal.
3- O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação.
4- O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros.
5- O Escoteiro é cortês.
6- O Escoteiro é bom para os animais e as plantas.
7- O Escoteiro é obediente e disciplinado.
8- O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades.
9- O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio.
10- O Escoteiro é limpo de corpo e alma.

O LEMA DO PIONEIRO

SERVIR!

A BANDEIRA DO WW

Pioneiros

O CLÃ PIONEIRO WILLIAM WALLACE

A NOSSA BANDEIRA


A bandeira é simbolizada por um dragão sobreposto ao distintivo da Flor de Lis e a forquilha. Ela foi criada pelo Sess em 1996 e a confecção dela foi uma doação da Dona Célia Katz.

O NOSSO ESTANDARTE


O estandarte foi um presente que o JuKinha deu ao Clã no seu último acampamento como pioneiro e membro juvenil. A estréia foi durante a abertura do XVIII Acampamento Anual de Grupo.

QUEM FOI WILLIAM WALLACE

Sir William Wallace (?, 1276 – 23 de agosto de 1305) foi um guerreiro escocês que liderou seus compatriotas na resistência à dominação inglesa imposta pelo reinado do rei Eduardo I.

Teria nascido em Elderslie, nos arredores de Kilmarnock, em 1274. Morreu exilado, mas venceu o exército de Eduardo I de Inglaterra na batalha conhecida como “Batalha da ponte de Stirling” ou “Stirling Bridge”.

Pouco depois de sua terrível execução, Robert the Bruce pôde restabelecer a independência da Escócia. Sua participação foi decisiva na Guerra da Independência Escocesa, quando a monarquia, convivendo com os conflitos incessantes dos clãs, vê Eduardo I avançar suas tropas para a total subjugação do reino.

Wallace venceu os ingleses em várias batalhas, culminado com o nascimento do estado escocês.

Tornou-se muito conhecido depois de ser biografado no filme Braveheart (Coração Valente), dirigido e estrelado por Mel Gibson. William Wallace é, certamente, um herói para os escoceses.

O PATRONO DO CLÃ

O padroeiro do Clã William Wallace é o chefe Mardoqueo Manuel Cantillana Candia. O chileno, foi o grande incentivador dos jovens para montarem um clã pioneiro dentro do Grupo Escoteiro Jabuti.

O chefe Manolo, como era chamado carinhosamente dentro do Jabuti, foi escoteiro no Chile e quando veio para o Brasil continuou a sua jornada dentro do Movimento Escoteiro. Vindo do Grupo Escoteiro Raposo Tavares, o chefe Manolo trouxe seus dois filhos Zé Geraldo e o LG, que já eram escoteiros.

Chefe Manolo lutava pelo “Escotismo Perfeito”, pois tinha um bagagem e conhecimento imenso adquirido em mais de 30 anos de escotismo (no Chile e no Brasil).

Infelizmente o chefe Manolo nos deixou, partindo para o Grande Acampamento após um acidente de carro voltando de um acampamento.

Graças as constantes conversas e incentivos que ele tinha com os ex-seniores Bento e Leo, o clã foi ganhando corpo até a sua fundação em 1997.

A HISTÓRIA DO CLÃ WW

Quando o Grupo Escoteiro Jabuti foi fundado, não contava com um clã pioneiro, tendo apenas Colônia de Castores, Alcatéia, Tropa Escoteira e Tropa Sênior.

A primeira tentativo de se formar um clã, ocorreu em 1992, quando o Sess e o Tadao deixaram a Tropa Sênior. A chefe Carmen e o chefe Raul incentivaram os jovens, ajudando a buscar informações, pois esse ramo era totalmente desconhecido pelo Jabuti. O chefe Manolo, que era um dos poucos que conheciam o ramo (só que no Chile) também tentou ajudar, mas o projeto foi engavetado quando Tadao saiu do Grupo.

Cinco anos mais tarde, finalmente o clã do Jabuti foi fundado. Em 1997, o futuro WW contava com apenas 2 elementos, Bento e Léo.

No ano seguinte, o primeiro “ponte”, Chupetinha (Willian Carrera), passou para o clã durante o X AAG em Santa Bárbara do Oeste.

Foi nesse dia que a cerimônia “Descanso do Machado” foi realizada pela primeira vez e no mesmo ano o clã cresceu e recebeu o nome de William Wallace.

O primeiro mestre do WW foi o Chefe Stop que ficou no clã até 1999. Depois da saída do chefe Stop, a chefe Maria, o chefe Cláudio e a chefe Marina se candidataram à vaga e a chefe Maria foi a escolhida e a chefe Midory sua assistente.

N

o ano de 2006, o primeiro projeto de Insígnia de BP foi aprovado, concedendo ao pioneiro Rodrigo Yamawaki Camargo (Urso) a tão sonhada e inédita Insígnia de BP. O projeto constava na elaboração, execução e construção de uma parede de escalada para o Jabuti. O fruto deste projeto é frequentemente usado nas atividades e festas do Jabuti.

Alguns meses depois, a segunda Insígnia de BP foi aprovada. O Pioneiro Andrey Petroff Garcia recebeu a sua insígnia pelo projeto que consistia na elaboração e confecção de Um guia de primeiros socorros, tanto para os jovens quanto para os escotistas. Além do guia, também foram ministrados cursos de primeiros socorros a todos os membros do Grupo Escoteiro Jabuti, focando as situações mais comuns em atividades escoteiras.

O LEMA PIONEIRO

O Lema Pioneiro SERVIR, foi adotado por BP com base no escudo de armas do Príncipe de Gales, título que até hoje é utilizado pelo futuro herdeiro da Coroa Britânica. Se observarmos atentamente o escudo, nos depararemos com um detalhe curioso: a inscrição que se encontra no listel do escudo é “ICH DIEN”, que não é um termo da língua inglesa, e sim do alemão antigo. Outro detalhe é que este símbolo é muito semelhante à Flor de Lis.

Esse escudo pertencia ao rei João de Luxemburgo, filho do Imperador Henrique VII, da Prússia (atual Alemanha). O rei João foi morto na batalha de Crecy quando combatia a Inglaterra, que estava sob o comando do filho do Rei da Inglaterra, chamado de Príncipe Negro. Terminada a batalha de Crecy, os estandartes ingleses anunciavam a vitória do Príncipe Negro que, cavalgando pela arena, encontrou o corpo do Rei morto.

Sendo informado dos pormenores da morte do Rei, ficou impressionado com a nobreza e dedicação de João, decidindo então levar seu escudo daquele lugar. Tempos depois, o escudo do Príncipe de Gales estava formado por uma coroa adornada por três plumas de avestruz, em posição assemelhada de uma flor de lis, tendo na parte inferior um listel com os dizeres “ICH DIEN”, “EU SIRVO” na língua germânica.

B.P. considerou que a herança que guarda a palavra “SERVIR” é digna de ser portada por todos aqueles que, em suas ações e palavras, demonstram, com orgulho e honra, o espírito de ser um verdadeiro Pioneiro.

A FORQUILHA

Um bom Cavaleiro sempre carrega a sua lança, e uma boa lança tem que ser feita de uma boa madeira encontrada somente na floresta ao lado do Reino. É por isso que o símbolo dos Cavaleiros do Clã é a forquilha…

PONTEIRA: Na parte inferior da haste, representa, simbolicamente, a base de toda a vida do Pioneiro, ou seja, seu caráter sem mancha;

HASTE: Representa o caminho reto que o Pioneiro deve seguir, em sua vida, como pessoa de caráter, consciente de suas responsabilidades;

NÓS DA HASTE: São as dificuldades, os obstáculos a serem transpostos no seu caminhar pela estrada da vida;

V DA FORQUILHA: Simbolicamente, é a vitória, coroando uma vida dignificante, honesta, proveitosa. Também pode significar um momento de escolha, pois o V forma uma bifurcação e esse é um momento muito especial para o pioneiro, o momento de decidir qual caminho seguir.