108SP GRUPO ESCOTEIRO JABUTI | Escoteiros do Brasil | São Paulo

GRUPO ESCOTEIRO JABUTI | Escoteiros do Brasil | São Paulo

SOBRE O JABUTI

O_Jabuti

O Grito de Grupo

Em fevereiro de 89, a chefe Maria José Miranda Campos, Tic-Tac da época, juntamente com seus filhos – Jaime e Fernando, criaram o grito do grupo, numa alusão de que somos “Jabuti” em qualquer parte deste espaço sideral e que temos a capacidade de nos expandir de norte a sul deste imenso país:

O grito original continha a palavra “QUASAR” no lugar de “ESTRELA”, mas para tornar o universo mais íntimo do “Jabuti”, foi sugerido, e aceito, a substituição. Desde os primórdios do grupo que contamos nossos feitos às estrelas e não aos quasares.


“Na terra, no mar,
Do Oiapoque ao Chuí,
Do planeta mais distante
À estrela mais brilhante,
Somos todos triunfantes,
Porque somos Jabuti.

Grupo Escoteiro! Jabuti!
Grupo Escoteiro! Jabuti!
Grupo Escoteiro! Jabuti!”


A Bandeira de Grupo

Em fevereiro de 89 com muita animação, o récem-nascido, já tinha nome, marca, e muita energia. Precisávamos imprimir sua imagem.

Quais seriam as qualidades a serem exaltadas?
Qual era a principal característica que marcava essa comunidade?

Bem nenhum de nós tinha tempo para perceber isso. Na verdade, toda nossa tradição começava a ser escrita e não tínhamos a idéia final de nós mesmos.

Estávamos tão envolvidos nas constantes novidades que nos deixávamos levar pelo tsunami de animação que exalava do novo grupo formado.

Foi assim que sentimos a necessidade de registrar nossa impressões em algo duradouro, que guardasse, para sempre, toda aquela vibração que sentíamos.

Qual é o maior símbolo de um país se não a sua bandeira?

Bandeira_Jabuti

Aquele pedaço de pano que tremula aos sabor dos ventos, no alto da árvores e dos mastros, mostrando aos quatro cantos que estamos ali presentes. Precisávamos criar nossa própria bandeira, nosso escudo, que não só mostraria nossa presença, como também registraria nossa própria história.

Para se criar um símbolo tão forte quanto uma bandeira, era importante conhecer as regras e os significados dos campos existentes numa bandeira.

As regras constam do próprio POR, indicando o tamanho, a dimensão, as cores de acordo com o Nome do Grupo e os símbolos que devem estar presentes.

Mas como colocar tudo isso na nossa bandeira? Qual o perfil que ela teria?

Bem, o auge da arte de fazer bandeira data do período medieval, portanto, nada mais forte do que pesquisar a razão da existência de tantos brasões nesse período.

A chefe Carmen foi estudar sobre heráldica para saber qual o tipo de brasão tinha a maior força de expressão de um família; que tipo de divisão poderia ser feita, qual o significado dos símbolos e suas posições no brasão, e assim por diante.

Baseado nesses estudos, elaborou cerca de 20 modelos diferentes de bandeira. Toda a chefia opinou sobre os detalhes decidindo a melhor versão que expressava nossa existência.

Depois disso tudo, a nossa bandeira está aí até hoje.

A Nossa Marca

O “Jabuti” sempre foi marcado por ter uma chefia vibrante e com grande criatividade. No ano de 89, dois a três meses após a fundação, a empolgação era tanta, que, a cada reunião, diversos membros do grupo vinham com uma novidade.

Todos queriam contribuir para criar o corpo de tradições do grupo. Naquela época, surgiram cerca de 10 a 15 modelos diferentes de camisetas, pintadas à mão, com desenhos de jabutis de todas as formas, posições e cores que se possa imaginar.

A chefe Nilza andou presenteando chefes com sua arte, enquanto a chefe Carmen elaborou diversas camisetas para lobinhos. Todos queriam estampar no peito um símbolo que falasse por si próprio a que grupo pertenciam.

Logo_Jabuti

Foi assim, primeiro movidos pela paixão, de modo não planejado e de forma amadora que surgiu a necessidade de se dar um perfil único aos membros do grupo.

Foi então que a chefe Nilza, numa das conversas com um amigo artista profissional, conseguiu contaminá-lo com nosso entusiasmo contanto com a participação de – Alcebíades Brandão – como o criador de nossa logomarca: o Jabuti com a Bandeira na mão, sobre um tronco.

Desde então, essa tem sido a nossa marca oficial.

Upgrade it!

Em 2008, após 20 anos usando a nossa querida marca, chegou o momento de fazer um upgrade nela, torná-la um pouco mais moderna, mais séria e de fácil aplicação.

Ela foi usada pela primeira vez na camiseta para o evento do Bamboo Camp, realizado em julho de 2008. Ao mesmo tempo que a marca foi modernizada, percebemos que o nosso numeral é bem interessante, sendo assim estamos usando-o para fortalecer ainda mais a nossa marca.

Logo_108SP

O Hino do Jabuti

Foi a chefe Carmen Lemos que, logo a seguir da criação do grito, em março de 89, veio com a novidade: o Hino do Jabuti.

A música foi plagiada do hino da Faculdade de Medicina, e a letra queria exaltar e realçar a existência de todas as seções.


“Oi, quem vem lá?
É o JABUTI
Com o seu Grupo
, passando aqui.
Mostra o sorriso da tua imagem
Sou JABUTI com fé força e coragem!

Oi, quem vem lá?
É o JABUTI
Com a Colônia
, passando aqui.
Mostra o sorriso da tua imagem
Sou JABUTI com fé força e coragem!”

(ir substituindo a palavra grifada por todas as seções, em seqüência, de preferência com a voz predominante da seção que está “passando”:
- o seu grupo; a colônia; a alcatéia; os escoteiros; a tropa sênior; os pioneiros; a chefia; o apoio; etc).

O Nosso Lema

Todo grupo tem seu lema. O nosso surgiu como necessidade de imprimir em nossa bandeira “o motivo pelo qual viemos ao mundo”. Tínhamos que criar um lema para colocar no listel que ficaria sob o brasão. Um lema deve mostrar as principais características de uma família.

Qual era o fato que mais nos destacava?

Bem, nosso ideal de realizar um trabalho digno para os jovens demonstrava nossa nos princípios do escotismo.

Mas não nos movíamos só pela fé. Era preciso sentir-se estimulado para conduzir com dignidade o sistema implantado por B.P.. Logo, era preciso força de vontade para estar sempre motivado a trabalhar com os jovens.

Mas, além disso tudo, era preciso coragem para empreender nossa realização e superar todos os obstáculos.

Foi assim que surgiu nosso lema:

FÉ, FORÇA E CORAGEM!

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 8.5/10 (6 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +1 (from 3 votes)
SOBRE O JABUTI, 8.5 out of 10 based on 6 ratings